14 de set. de 2011

Antes do pôr-do-sol



...  Após  nove anos a conversa e as ideias sobre a vida e os relacionamentos humanos são mais maduras, mas o aparente medo de ser feliz ainda continua....





Antes do pôr-do-sol ( Before Sunset, 2004 ) é uma continuação diferente do que se vê normalmente por aí. O principal motivo é que seu original, Antes do amanhecer ( Before sunrise, 1995 ), é um filme BEMMM diferente dos arquétipos do que seria os filmes românticos. O diretor de ambos os filmes Richard Linklater (Escola de rock) e seus protagonistas, Ethan Hawke e Julie Delpy começaram a contar uma história de amor há nove anos e agora retomam o tema exatamente do ponto onde pararam.

Antes do pôr-do-sol foi feito para retratar uma conversa em tempo real, de meros 90 minutos, mas que consegue ser mais denso do que as 14 horas do encontro anterior. Caminhando junto com Jesse e Cèline, o espectador não só descobre se os dois se encontraram novamente, mas matam a curiosidade sobre o rumo que suas vidas tomaram, suas carreiras profissionais, seus sonhos e suas frustrações.

As ótimas atuações de Julie Delpy e Ethan Hawke são melhor compreendidas quando se sabe que os dois ajudaram Linklater a escrever o roteiro. Os três passaram cinco meses trocando e-mails, telefonemas, faxes e fazendo reuniões. Os atores colocaram no texto muito de suas vidas pessoais. Hawke, que na época estava se separando de Uma Thurman, fala de alguns problemas conjugais. Delpy conta que quando era garota, queria se envolver com política, dando dicas de que Céline é também um pouco dela mesma. O resultado de tanto envolvimento individual é que o filme consegue passar a ideia de que os dois não estão atuando, mas apenas conversando como amigos muito próximos.

O papo entre os dois, os flertes, as indiretas, tudo isso nos faz lembrar porque o romance é tão cultuado há nove anos. Méritos para o diretor que criou uma franquia completamente diferente das comédias românticas acéfalas que passam por aí.

Embora assistir Antes do amanhecer não seja necessário para entes o segundo filme, ajuda a captar as nuances de cada personagem. No primeiro, há uma paixão juvenil, inocente, insegura, selvagem e  louca a ponto de acreditar no destino. Agora, há um sentimento ainda mais forte, como dois pedaços de imã, que até podem se repelir, mas que quando estão na posição certa, são difíceis de separar.






"Antes do amanhecer e sua aguarda continuação é  um romance que paradoxalmente é utópico e realista ao mesmo tempo".


*Marcelo Forlani - Omelete














O que você realmente acha que aconteceu com os dois?

a) Você é otimista e romântica e acha que depois do segundo reencontro eles viveram felizes para sempre.

b) Você é cético e acredita que nada de mais aconteceu e cada um seguiu sua vida.

c) Assim como eu, sua indecisão não não o deixa chegar a conclusão alguma e está em dúvida até hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário