25 de jul de 2011

As mulheres de Picasso

("Les demoiselles d'Avignon")

 È considerada não apenas a obra-prima do cubismo mundial, como a obra fundadora da arte moderna, recebida com o carinho de uma crítica que a considerava “Horrível”, “chocante”, “monstruosa”, na sua intrínseca infâmia de representar cinco prostitutas através do olhar cubista. Mas na verdade Picasso não quis representar prostitutas, mas sim as mulheres que ele amava, amou e sabia que ainda ia amar.



("Mulheres correndo na praia")
A corrida da mulher pela liberdade



(" As mulheres da Argélia")



(" Retrato de Dora Maar ")

A sua obra foi intimamente influenciada por seus envolvimentos amorosos. No quadro acima está a fotógrafa e artista Dora Maar, retratada como uma mulher sofisticada,intelectual e dominadora.


(" Mulher chorando")

Com o passar do tempo, Dora se revelou temperamental e depressiva, tornando-se a musa da aflição e do sofrimento para Picasso. As distorções na figura de Dora mostra o quanto ela se tornou uma mulher pertubada.
Dora sofreu depressão psicótica após separar-se de Picasso e foi tratada na época pelo jovem psicanalista Jacques Lacan. Dizem que la foi a única mulher que esteve intelectualmente á altura de Picasso.




Marie Thérèse Walter

Foi amante, modelo, mãe .  Marie-Thérèse Walter é a loira que aparece deitada, sem roupa, em "Desnudo, hojas verdes y busto", de 1932, arrecadado ontem por 80 milhões de euros na Christie's, de Nova Iorque. O retrato da francesa faz parte de uma série de obras mais sensuais e foi comprado em nove minutos.
Marie-Thérèse Walter já é conhecida no mercado de arte. O seu nome é sinónimo de milhões de euros. Os retratos da amante de Picasso são sempre mais luminosos, alegres e sexuais. Em "La Rêve" o artista pintou a amante sentada, com um seio de fora. Os mais atentos encontram, no rosto da musa, um pénis que simboliza Picasso.


"Desnudo, hojas verdes y busto" - O quadro mais caro do mundo



"Le Rêve" - Alguém vê o pênis de Picasso?






Françoise Gilot

O pintor com 62 anos, encantou-se pela estudante de 21, cabelos ruivos e olhos verdes. Com os dois filhos, Claude e Paloma, viveram  juntos por dez anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário