22 de ago. de 2011

Warhol Polaroids






Entre os anos 70 e 80, Andy Warhol usou câmeras Polaroid para fazer centenas de retratos instantâneos de pessoas famosas. Em geral, ele passava uma maquiagem branca em suas celebridades favoritas, para deixar em evidência apenas os contornos básicos de seus rostos, e depois as fotografava bem de perto, com o flash estourado. Muitas das imagens obtidas eram depois usadas como base para a criação de suas famosas serigrafias multicoloridas, objetivo e produto final de seus experimentos com a Polaroid. Porém, com o passar dos anos, essas fotos passaram a ser vistas menos como matéria-prima e processo de trabalho, mais como peças de valor histórico e artístico por si sós.


Hoje, de 25 a 40 anos depois, as polaroids de Andy Warhol retratam uma época. Seus instantâneos capturaram um período significativo da história do estilo, do culto às celebridades, do uso artístico da tecnologia, da estética pop, da cultura da superficialidade. Mas o mais interessante das fotos é que algumas são muito engraçadas, como a do Arnold Schwarzenegger todo bombado e do "garanhão" Sylvester Stallone...Hilário!!!

Sir. Alfred Joseph Hitchcock em 1973.


Farrah Fawcett em 1980.


John Lennon em 80.



O musculoso Arnold Schwarzenegger em 1977.


 Carolina Herrera.


 Liza Mineli em 1977.


 Mick Jagger em 1979.


 Sylvester Stalonge.


 Pele em 77.


 Robert Mappelthorpe em 1983.


 Yoko Ono e John Lennon em 71.


Yves Saint Laurent em 1972.


Jane Fonda.


Truman Capote.

2 comentários:

  1. eu vi essas polaroides numa exposição em São Paulo...emocionei. Warhol é gênio. (Polaroide é tãão mais legal)

    ResponderExcluir
  2. Eh! Eu coloquei essas polaroids que ele fez, pq na verdade elas são muita engraçadas,não todas, mas a do Arnold ....neger por exemplo é comédia. E reconheço o marco que ele foi na arte, mas desde que eu assisti ao filme da Edie Sedgwick "Factory Girl", meio que peguei um certo "nojo" dele.....

    ResponderExcluir